Palavra (40 min.): Tema – O MAIS IMPORTANTE DOS MILAGRES - Pr. Carlos A. Januário
TEXTO-CHAVE: Lucas 10:17 - 22
Jesus havia enviado seus discípulos para irem nas cidades antes dele, para curar os enfermos, libertar os cativos, etc. Lc 10:9. Quando os setenta voltaram, estavam impressionados por testemunharem o poder de Deus para realizar milagres. Mas Jesus falou que havia um milagre muito mais importante pelo qual eles deveriam se alegrar, qual é este milagre? “Ter o nome arrolado nos céus”
- COMO LIDAR COM O MILAGRE – Estamos terminando a aliança de milagres e alguns já tiveram seu pedido atendido, você que ainda não o recebeu ainda, aprendeu na ministração de perseverança que você deve continuar crendo, esperando o tempo certo de Deus agir em seu favor. Quando os setenta retornaram da campanha missionária, após um período de milagres, Jesus deixou bem claro que os milagres não eram o fim de seu plano para o homem. O desejo de Jesus é um relacionamento que dure toda a eternidade. Mais importante que receber uma cura, um emprego, a restauração da família, é ser salvo e ter seu nome arrolado nos céus.
- O MILAGRE DA RESSUREIÇÃO (Ef 2:4-5). O espírito do homem sem Deus está morto, separado de Deus, impedido de ter um relacionamento com Ele. Gn 2:17, Rm 6:23. Quando Adão pecou, sua comunhão com Deus foi quebrada, ele morreu espiritualmente, e nós herdamos a morte espiritual de Adão, além disso, nossos próprios pecados reforçaram esta condição de morte. Quando convidamos a Jesus para entrar em nosso coração, um grande milagre aconteceu, ele deu vida ao nosso espírito que estava morto (Ef 2:1) e nos tornamos vivos para Deus. Nada se compara a este milagre. Nenhum homem pode realizá-lo só Deus.
- TER O NOME ARROLADO NO CÉU (Ef 2:8 - 9) – As boas obras, bom comportamento não garantem que tenhamos o nome arrolado no céu. Algumas pessoas pensam que se forem caridosos serão salvos. Porém, a única coisa que o homem pode fazer para ser salvo é arrepender-se de seus pecados e receber pela fé o perdão de Deus e a vida eterna. Isto se chama graça, ou seja, sem que tenhamos feito algo para merecer, alcançamos perdão e vida de Deus pela fé em Cristo Jesus. A parábola do filho pródigo ilustra esta realidade espiritual. Lc 15:21 – 24; Lc 15:10. A salvação é o maior milagre que Deus pode operar na vida de uma pessoa.
- O MAIOR MILAGRE: A VIDA ETERNA:
- Jo 17:3 – Enquanto a morte espiritual é a ausência de relacionamento com Deus, a Vida eterna é conhecer a Deus e relacionar-se com Ele, este conhecimento não é racional, mas fruto de uma revelação de quem Deus é.
- Jo 5:24– A vida eterna não é uma experiência para nosso futuro apenas, “passou da morte para a vida” é uma experiência a ser vivida hoje. Jo 10:10.
- Jo 6:40; 11:25,26 – A vida eterna é a garantia de que aqueles que morrerem fisicamente em Cristo Jesus, serão ressuscitados e viverão eternamente com Ele nos céus.
- Gancho evangelístico (10 min): Para o descrente faça o seguinte apelo: “Você tem certeza da vida eterna? O maior milagre que o homem pode experimentar é alcançado de uma maneira muito simples, a oração de entrega, repita esta oração comigo” - Faça a oração de entrega e consolide os convertidos.
- Tempo de Oração (10 min.): Peça que cada pessoa coloque num papel o nome de 3 pessoas que precisam ser salvas. Ore por elas. Ore pelas necessidades uns dos outros.
- Reforce os avisos no Boletim
- Recolha as ofertas e lacre o envelope.
|