A compaixão é o grande combustível da visão. O que deve nos levar a mover-nos na direção dos perdidos e necessitados é o amor que o nosso Deus sente por eles. Se poermitirmos que esse amor transborde em nós, seremos altamente frutíferos.
Texto-Chave: Mateus 9:36-38
Estamos entrando num período de grande esforço evangelístico, quando sairemos em busca dos Filhos da Paz. O que deve nos motivar? Que argumentos temos para vencer o comodismo, a timidez, os receios e lançar-nos neste propósito? Vamos fazê-lo por obrigação? Vamos negar-nos a fazê-lo? Na verdade, o que precisamos ser “movidos de compaixão”. Esse era o combustível de Jesus e deve ser também dos seus seguidores. Sentir o drama das pessoas que estão perdidas, enganadas, caminhando para o inferno, doentes, presas nos vícios, vendo suas famílias ruírem... Essa deve ser a nossa grande motivação.
1. PESSOAS SEM PASTOREAMENTO VIVEM SOBRECARREGADAS E AFLITAS – Mt 9:36 – É interes-sante que Jesus olhava para os perdidos e via neles ovelhas. Essa também precisa ser a nossa visão. Cada pessoa que conhecemos ou que cruza o nosso caminho é uma ovelha extraviada, precisando de ajuda. Se estão vivendo no pecado é porque até hoje não tiveram a oportunidade de serem pastoreadas... Perceba que o texto diz que a compaixão de Jesus se deu pelo fato de que estavam “exaustas e aflitas”. Há muita gente assim ao nosso redor e isso deve mexer com o nosso coração e mover os nossos pés.
2. O MAIOR BEM QUE PODEMOS FAZER ÀS PESSOAS É ENSINÁ-LAS SOBRE O EVANGELHO – Mc 6:34 – A multidão que provocava compaixão em Jesus tinha todo tipo de necessidade, mas Ele sempre priorizava ensinar-lhes a Palavra de Deus. Mesmo quando pessoas estavam diante dele em situações dramáticas, a primeira coisa que Ele lhes ministrava era a salvação (conf. Mc 9:19-22 e Mt 9:1-8). Portanto, o maior gesto de misericórdia que podemos fazer a alguém é pregar-lhe o evangelho.
3. DEUS NOS DEU PODER PARA OPERAR O SOBRENATURAL NA VIDA DAS PESSOAS E ALIVIAR SEUS SOFRIMENTOS – Mt 10:8 – Há muita gente à nossa volta precisando de um milagre, enredada em situação que não têm uma saída humana. Uma enfermidade pode ser um drama terrível, assim como uma cadeia espiritual ou uma família arrebentada... Precisamos exercer fé e usar a unção que Deus colocou sobre nós para orar com estas pessoas e ser canais dos milagres em suas vidas.
4. A MELHOR MANEIRA DE SENTIR COMPAIXÃO É COLOCAR-NOS NO LUGAR DO OUTRO – Mt 7:12 e Gl 5:14 – Um dia alguém investiu na nossa salvação. Você se lembra de como estava a sua vida, antes que alguém lhe pragasse o evangelho? Onde estaria hoje, se não fosse o interesse daquela pessoa? Da mesma forma, precisamos no mover na direção dos que ainda não sabem da salvação. Tente se colocar na posição daquele que está sofrendo ou caminhando para o inferno, sem saber... Ame-o exatamente como você foi amado.
CONCLUSÃO – Pergunte a cada um dos seus discípulos que contato eles fizeram durante a semana para abrir portas às Casas de Paz e qual foi o resultado. Veja se há novos nomes a acrescentar na “cadeira vazia” e conduza um tempo fervoroso de oração por aquelas vidas ali representadas. Insista para que todos os dias busquem contato com alguém, a começar pelos nomes da sua lista, propondo que abram suas casas para a paz de Deus. É importante deixar claro que a campanha começa em 17 de junho (O “Dia D”) e que a proposta é ter oito reuniões semanais nas casas daquelas pessoas, buscando o milagre que elas precisam... À medida em que portas forem abertas, é importante que o formulário de registro daquela Casa de Paz seja levado ao culto do domingo imediato e entregue aos pastores.
Edifique-se
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org Desenvolvido por Atual Interativa