Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Celulas » Escravo ou filho?

Escravo ou filho?

A- A+

Quebra-gelo: Peça a alguns dos seus discípulos resumirem em poucas palavras como foi (ou é) a relação relação com seu pai e como isso influencia a sua relação com Deus.

Texto-chave: Romanos 8:15

A Bíblia diz que éramos escravos, vendidos "à escravidão do pecado" (Romanos 7:14), "fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Efésios 2:3). E, como escravos, obedecíamos por obrigação, e vivíamos debaixo do medo. Assim foi o povo de Israel no Egito: era recompensado pelo serviço forçado. Aquela geração não conhecia outra forma de vida. Mas Deus libertou seu povo e o conduziu pelo deserto "como um homem leva a seu filho" (Deuteronômio 1:31), pois o Senhor não quer a obediência de escravos, e sim a submissão de filhos. Vamos tentar entender qual a diferença entre ser um escravo e ser um filho?

1) ESCRAVOS SERVEM POR MEDO, FILHOS POR AMOR – I João 4:18; Romanos 8:15 – Tanto o filho quanto o escravo têm obrigações, devem obediência e submissão. Entretanto, a motivação é diferente. O escravo serve por medo da punição, enquanto o filho de um bom pai tende a servir porque ama e é amado... A relação que Deus nos propõe é uma relação de amor. Aliás, ele nos amou primeiro e espera que correspondamos livremente. Ele poderia nos criar sem direito de escolha, como robôs programados para a obediência, mas não o fez. Seu desejo é que, como filhos, nós os sirvamos por amor. 

2) ESCRAVOS TRABALHAM PELA SUBSISTÊNCIA, FILHOS PELA HERANÇA – Gálatas 4:6-7; Romanos 8:17 – Um escravo trabalha para ter o pão de cada dia e continuar vivo. Um filho, quando trabalha para o pai, está investindo naquilo que ele mesmo desfrutará para sempre, pois é herdeiro. Quem tem uma experiência profunda com a paternidade de Deus tende a zelar por tudo o que pertence ao reino de Deus, pois sente que aquilo é seu também. Sua visão é muito mais ampla do que a de um escravo. Enquanto este só consegue pensar na recompensa mesquinha e imediata, o filho investe naquilo que será seu pela eternidade.   

3) ESCRAVOS TÊM DIREITO AO PÃO, FILHOS TÊM DIREITO AO PAI – João 6:27; Lamentações 3:22-24 – Infelizmente, há muitas pessoas que se converteram a Jesus, estão na igreja, mas vivem como escravas porque focalizam a bênção, visam só o que Deus pode lhes dar. Há, porém, um nível muito mais elevado de vida cristã! Há algo mais valioso do que as bênçãos do Senhor. Sabe o que? A própria presença amorosa do Pai! Os crentes mais firmes e felizes são aqueles que se envolvem profundamente com Deus, que investem em relacionamento com Ele através da oração, adoração e meditação na Palavra. Eles descobrem que há algo ainda mais impactante do que o pão que Deus coloca em suas mesas: a presença do Todo-Poderoso, que se assenta para comer com eles!

4) ESCRAVOS SE CONCENTRAM APENAS EM DAR RESULTADOS, FILHOS EM DAR PRAZER AO PAI – I Tessalonicenses 4:1; Salmos 40:8 Há pessoas que são orientadas por desempenho. Elas sentem a necessidade de provar que são boas, para se sentirem amadas, merecedoras de algumas recompensa. Isso se torna uma grande escravidão. A busca pelo mérito é um fardo pesado! Ao invés disso, deveríamos partir da verdade de que já somos amados por Deus com amor incondicional. Não há nada que possamos fazer de certo que o levará a nos amar mais, nem nada que façamos de errado que diminuirá o seu amor por nós... Quando estamos seguros disso, servimos, não para merecer nada, mas porque queremos alegrar o coração d’Aquele que nos acolheu graciosamente.

CONCLUSÃO - Dirija um tempo de oração e adoração, incentivando seus discípulos a mergulharem na paternidade de Deus. Veja se algum deles tem dificuldade com isso e ministre especificamente, com imposição de mãos. Havendo visitantes, desafie-os a receberem Jesus com Senhor e Salvador e, assim, entrarem neste relacionamento de filhos de Deus.

OFERTA MENSAL DA CÉLULA – Explique aos seus discípulos como é importante que cada célula levante uma oferta mensal de pelo menos R$ 50,00 para o sustento das nossas Extensões Norte e Sul. Ore pela oferta e peça que todos contribuam de alguma forma. Recolha os valores, coloque no envelope e lacre-o na presença de todos.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – Nesta quarta-feira e na próxima, dias 6 e 13, teremos o UPGRADE VIDA PLENA, primeiro na Extensão Sul e depois na Norte. O Pr. Antonio Valente e sua equipe estarão trabalhando o tema: “O VINHO NOVO É MELHOR”. Vá e incentive seus discípulos a irem aprender a viver uma vida de plenitude no Espírito Santo. Todo sábado tem o YES, no nosso Campus, mas neste próximo sábado, dia 9, teremos também a reunião do YES UP (para jovens adultos), às 19 h, na Extensão Sul. 

 

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa