Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Celulas » Desistir jamais

Desistir jamais

A- A+

As promessas de Deus para nós são fiéis e certamente se cumprirão, mas há uma condição: ficarmos firmes e não desistirmos de perseverar até alcançar cada uma delas...

Texto-chave: Hebreus 10:35-39

Quantas pessoas que você conhece que, começaram bem sua trajetória de vida e terminaram mal? E quantas pessoas que tiveram um mal começo, mas ao perseverarem e não desistirem, corrigiram o rumo, ajustaram o ritmo e alcançaram grande vitória? A maioria dos casos de sucesso não são de pessoas que não falharam, e sim de pessoas que souberam cair e levantar, errar e corrigir, pecar e se arrepender, reorganizando sua vida e vivendo com grande esperança em Deus. Como já disse alguém:  “vencedores não são os que nunca perdem, mas, sim, aqueles que nunca desistem”. Vamos extrair desses versículos de Hebreus um alimento sólido que nos fortaleça para a perseverança...

1) NÃO ABRA MÃO DE SUA CONFIANÇA EM DEUS PORQUE ELA TEM RECOMPENSA - vs. 35 - Obviamente que neste mundo e neste tempo em que vivemos, o que mais escutamos são palavras de desânimo e incredulidade. São mais os que nos desanimam, que aqueles que nos dizem palavras de encorajamento e fé. Precisamos buscar de Deus, em sua Palavra, direção, conselhos, ânimo, força e coragem para seguirmos em frente. Precisamos nos “agarrar” em suas promessas e confiar no caráter perfeito e santo de Deus, sabendo que Ele jamais nos trairá! 

2) PERSEVERAR É UMA NECESSIDADE, NÃO UMA OPÇÃO - vs. 36a - Muitos deixaram de alcançar as promessas e desfrutar da vitória porque desistiram, às vezes, muito perto de chegarem lá. A jornada da fé não é como uma corrida de cem metros rasos! É semelhante a uma maratona. Lembre-se o que o Paulo disse no final de sua carreira cristã: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.  Não deixe que as circunstâncias contaminem seu ânimo. Renove suas forças em Deus diariamente - leia também Salmos 92:12; Lamentações 3:21.

3) O ALVO TEM QUE SER FAZER A VONTADE DE DEUS E NÃO A SUA – vs. 36b – Vivemos para agradar ao Pai e não a nós mesmos. Por isso, mesmo que tenhamos que passar por desertos, lembremo-nos de que fomos comprados em amor, resgatados da perdição eterna e a única resposta que podemos dar à essa maravilhosa graça é a obediência. Quando fazemos isso, agradamos a Deus e atraímos o seu respaldo. Afinal, sua vontade é o melhor para nós - Leia Romanos 12:2 e Salmos 18:30.

4) ALIMENTE A SUA FÉ ATÉ QUE O SENHOR SE MANIFESTE  – vs. 37 e 38 “Aquele que vem, virá e não tardará”. Essa é uma promessa que deve nos sustentar. Ela fala tanto da volta de Jesus, quando todo o mal será erradicado da terra, quanto das intervenções que ele faz em nossas lutas cotidianas. Entretanto, “o justo vive da sua fé”. Não podemos depender das circunstâncias e, já que é assim, fortalecer a nossa fé com a Palavra de Deus, com a oração e na comunhão com os nossos irmãos é essencial para que não desistamos de que Ele venha - Leia também Romanos 10:17 e Efésios 6:10-13.

5) HONRE QUEM VOCÊ DECIDIU SER EM DEUS – vs. 39 – Esse versículo diz que há dois tipos de pessoas: as que retrocedem para a perdição e as que perseveram para a vida eterna. Você faz parte dos vencedores! Portanto, firme-se em sua identidade, enfrente as lutas e tenha convicção de que o Senhor lhe premiará - Leia também Romanos 8:35-39 e Apocalipse 3:21.

CONCLUSÃO – Use o tempo final para orar com a célula, fervorosamente, especialmente pelos que estão em lutas e sendo tentados a desistir! Havendo visitantes, apresente-lhes Jesus e desafie-os a uma oração de entrega.

PLANEJAMENTO DO EVENTO DE COLHEITA – Na próxima semana, todas células farão o seu evento de colheita mensal. Desta vez, nossa estratégia será chamar e abençoar pessoas que dedicam sua vida à nossa segurança. Vamos convidar policiais, bombeiros, guardas municipais, seguranças particulares, porteiros de prédios, enfim, pessoas que arriscam suas vidas pela segurança de outras e nem sempre são valorizadas... O líder deve fazer hoje na célula, junto com seus discípulos, uma lista com o nome de pessoas assim conhecidas por eles ou de familiares também (esposas, pais, filhos de PMs, etc...). Depois de orar por esta lista na célula, cada pessoa deve ser procurada pelo discípulo que a conhece. A abordagem deve ser a seguinte: “Eu faço parte de um grupo de oração e na próxima reunião queremos honrar e orar por pessoas como você, que arriscam sua vida e precisam de uma proteção de Deus”. Assim, eles e seus familiares, devem ser convidados... Será uma maravilhosa oportunidade de valorizar gente que se arrisca por nós e de evangelizar... As células que puderem, devem preparar um lanche para o fim desse evento de colheita.

Observação: Se o local de reunião da célula for numa área em que a presença de policiais não é bem-vinda (áreas de tráfico, etc...), vale à pena mudar o local da reunião para este evento de colheita, a fim de não gerar tensão ou problemas para os próprios convidados. 

 

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa